quarta-feira, 3 de julho de 2013

Selo “Minha Escolha”: Podemos confiar?

Alguém já observou nos rótulos dos produtos alimentícios o selo “Minha Escolha”?




É uma proposta europeia, adotada no Brasil com o intuito de facilitar a identificação de alimentos saudáveis, de forma rápida e prática.

O fabricante que quiser estampar este selo no rótulo deve cumprir normas específicas quanto à redução de quatro nutrientes-chave: sódio, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans.

Mas será que este papel está sendo cumprido?

Ao analisar o rótulo de um pacote de sopa instantânea que estampava o selo “Minha Escolha”, descobri que não.
De fato, a sopa não possuía grandes quantidades de açúcar (obviamente), gorduras saturadas e trans. Mas já para o sódio....

Apenas 1 pacote de 200g de sopa, continha 3 vezes mais sódio do que a ingestão diária máxima aceitável!

O fabricante determina que o pacote inteiro rende 6 porções, mas ainda assim é muito sódio!

Sabe aquelas colherzinhas de café, bem pequenas? A ingestão máxima de sal por dia, não deve ultrapassar 4 colheres daquelas. A sopa instantânea continha, nada menos, que 17 destas colheres de puro sal!!
Portanto, não é um alimento que possa estar dentro de opções saudáveis como preconiza a proposta do selo. O critério para estampar o selo "Minha Escolha" em relação ao sódio, é que o produto não contenha mais de 1,06mg de sódio por caloria. A sopa em questão continha 10,6mg de sódio por caloria, 10 vezes superior ao estabelecido!

A proposta deste selo é boa, porém como pude perceber, não exige que todos os nutrientes estejam de acordo com as recomendações.

Por isso, fique atento, analise todo o rótulo – lista de ingredientes, quantidades de gorduras saturadas, açúcar, sódio. Não se detenha a uma única informação.
Desconfie sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário