segunda-feira, 2 de julho de 2012

Linhaça e prevenção do câncer



         

   Venho compartilhar com vocês uma conquista: a publicação de um artigo científico, fruto do meu TCC, juntamente com meus colegas Rogério Frade, Igor Felício Gomes e com a professora orientadora Drª Fabiana Poltronieri. Nosso artigo, intitulado: Papel dos compostos bioativos da linhaça (Linum usitatissimum L.) no câncer, foi publicado na edição de jan/fev da revista Nutrição Brasil.
            Sou apaixonada por alimentos funcionais, e a linhaça em especial, encantou todos nós.

            Trago um pouco do que pesquisamos a respeito desta semente na prevenção do câncer.

            A linhaça possui 4 principais substâncias que podem estar relacionadas a este efeito: omega-3, lignanas, fibras alimentares e vitamina E. Entre os mecanismos relatados estão: ação antioxidante, anti-inflamatória e antiestrogênica.

ÔMEGA 3 - ação antioxidante e anti-inflamatória
            A linhaça é a fonte vegetal mais rica em ômega-3, contendo até 5,5 vezes mais deste óleo que outras grandes fontes como as nozes e o óleo de canola.
            O ω-3 possui ação anti-inflamatória e antioxidante. Sabe-se que o aumento da inflamação e de fatores oxidativos são críticos para a gênese e progressão do câncer.
            Apenas 1 colher de sopa de linhaça (30g) possui ômega 3 em quantidade  4 vezes superior à ingestão mínima recomendada.

LIGNANAS – antiestrogênicas e antioxidantes
            Estudo mostrou que o consumo de farinha de linhaça reduziu o crescimento de células cancerosas mamárias implantadas em camundongos fêmeas em menos de 8 semanas de tratamento  (LICHTENTHALER, 2009).
            Resultados como este foram relacionados, entre outros mecanismos, à ação de um composto  denominado diglicosídeo secoisolariciresinol (SDG). A linhaça é a maior fonte vegetal de SDG, responsável por diminuir fatores bioquímicos que predispõe ao câncer. Esta substância dá origem a 2 outras com ação antioxidante e antiestrogênica: o enterodiol e a enterolactona. Ter ação antiestrogênica significa diminuir a ação do hormônio “estrógeno”, relacionado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama.
Pesquisadores (HAGGANS et al., 2000) verificaram diminuição de fatores cancerígenos em mulheres menopausadas com o consumo diário de 10g de linhaça, por 2 meses.

FIBRAS ALIMENTARES
            A linhaça possui alto teor de fibras, representando 28% da sua composição.
      O adequado consumo de fibras pode prevenir diversas enfermidades, incluindo alguns tipos de carcinomas, em especial os que afetam o intestino.

VITAMINA E
            A ação antioxidante desta vitamina é associada à prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e desordens neurológicas degenerativas como Alzheimer.
            Lamson e Brignall (1999) demonstraram que as vitaminas E e C são capazes de inibir o crescimento das células malignas de câncer de mama in vitro.

2 colheres de sopa de semente de linhaça (60g ) quase suprem as recomendações diárias de vitamina E.



            É importante ressaltar que nenhum alimento de forma isolada tem a capacidade de prevenir ou tratar qualquer tipo de doença, e que a adoção de hábitos de vida saudáveis, além da prática da atividade física são componentes indispensáveis à manutenção da saúde.

            Na próxima postagem trarei algumas questões mais práticas sobre este maravilhoso alimento.



Referências:

GOMES, I.F.; FRADE, R.E.; MOURA, A.F.; POLTRONIERI, F. Papel dos compostos bioativos da linhaça (Linum usitatissimum L.) no câncer. Nutrição Brasil janeiro/fevereiro 2012;11(1)

Haggans CJ, Travelli EJ, Thomas W, Martini MC, Slavin JL. The effect of flaxseed and wheat bran consumption on urinary estrogen metabolites in premenopausal women. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev; 9:719-25, 2009.

Lamson DW, Brignall MS. Antioxidants in cancer therapy; their actions and interactions with oncologic therapies. Alt Med Rev;4:304-29, 1999.

Lichtenthaler AG. Efeito comparativo de dietas ricas em linhaça marrom e dourada no câncer de mama. [Dissertação]. São Paulo SP: Faculdade de Saúde Pública; 2009.

6 comentários:

  1. Andréia, boa tarde.

    Essa linhaça é complicada, estou com muita vontade de começar a usa-la diariamente em minha alimentação, até porque sofro com miomas e penso que provavelmente ela pudesse ajudar...me ajuda! que tipo compro? tem tanta variedade que me confundo...
    a dourada, a normal, a farinha, em capsulas.

    torro-a ou não? Meu filho também está com colesterol alto (tem 22 anos e não é obeso) ele também deve usar?

    Muito obrigada querida. Saúde e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A linhaça gera muitas dúvidas mesmo. Por isso acabei de postar um texto que responde às suas indagações e a de muitas outras pessoas.
      Associada à uma alimentação saudável, a linhaça contribui para diminuir os níveis sanguíneos de colesterol também.
      Agradeço o contato.
      Beijo

      Excluir
  2. Olá!
    Sou Ludmylla Moura e tenho um blog onde relato o meu emagrecimento e também dou dicas de estética, saúde, dieta etc. O endereço é http://luemforma.blogspot.com
    Gostei muito do seu blog e das dicas que há aqui, principalmente quando fala dos rótulos das embalagens dos alimentos. Quem deu a dica de leitura do seu blog foi a apresentadora Leda Nagle no programa Sem Censura de hoje (10/07), hoje ela entrevistou a minha nutricionista Bia Rique e falaram do pão na dieta e foi bem legal.
    Estou aqui para lhe perguntar se você usa o twitter ou facebook, pois são redes sociais onde as informações chegam mais rápido às pessoas.
    No twitter sou @LuEmForma e no facebook sou a Ludmylla Moura.
    Depois passe no meu blog para conhecer, ficarei imensamente feliz.
    Aqui no nutri blog, já sou leitora e seguidora.
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmylla, agradeço o contato! Tenho facebook, mas por falta de tempo, quase nunca acesso, acabo entrando mais no blog mesmo.
      Que bom que a Leda Nagle citou mais uma vez este blog, ela é uma simpatia!
      Fico feliz em ter mais uma seguidora!
      Quando tiver um tempinho, passo lá no seu blog sim.
      Beijo

      Excluir
  3. Sentia muitas dores nos seios em decorrência de displasia mamária e há uns bons anos, quando ainda não se falava em linhaça, meu homeopata me aconselhou a tomar cápsulas de linhaça. O resultado foi excelente e desde então nunca mais parei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco! E na próxima postagem que farei você verá que a comer a linhaça é ainda melhor!
      Beijo e muita saúde

      Excluir