terça-feira, 5 de junho de 2012

Decifrando rótulos: Você come fumaça + pele, gordura e miúdos de porco e não sabe!

Você come salsicha, não come? Então o título da postagem vale para você.



         Continuando a série sobre rótulos de alimentos, trago mais uma excelente razão pra você ler a lista de ingredientes dos produtos que consome.

Vamos dar uma olhada no rótulo de uma determinada marca de salsicha:
Ingredientes:Carne mecanicamente separada de frango, gordura suína, carne suína, água, carne de peru, proteína isolada de soja, fécula de mandioca, sal, maltodextrina, condimentos naturais, pimenta preta, regulador de acidez lactato de sódio (INS 325) estabilizantes: Tripolifosfato de sódio (INS 451i), polifosfato de sódio (INS 452i) e pirofosfato ácido de sódio (INS 450i) Aroma natural de fumaça, natural de pimenta branca, naturais e idêntico ao natural de pimenta da Jamaica e preta realçador de sabor glutamato monossódico (INS 621), antioxidante eritorbato de sódio(INS 316), conservador nitrito de sódio (INS 250) e corante urucum (160b).
  
      
Viram? Não estou inventando não, tá bem aí no rótulo.                 
         O 1° ingrediente vocês já sabem o que é (conforme pauta anterior - http://andreiamouranutri.blogspot.com.br/2012/05/decifrando-os-rotulos-voce-come-pele-de.html). O 2° é gordura de porco, e vocês sabem também que sendo o 2° ingrediente listado,  a quantidade adicionada representa uma boa parte do produto. 
         Agora reparem no último ingrediente em destaque: "aroma natural de fumaça". Sabem  o que significa? A indústria praticamente transforma fumaça em um pó para adicionar à salsicha e propiciar aquele toque defumado.

Vamos analisar o rótulo de uma outra marca:

Ingredientes:Carne bovina, carne suína, carne de ave mecanicamente separada, papada, miúdos suínos e bovinos, pele suína, proteína vegetal, glicose, sal, amido (máx 2%), aromatizante: aromas naturais, estabilizante: tripolifosfato de sódio; conservadores: nitrato e nitrito de sódio, condimento natural; antioxidante: eritorbato de sódio; corante: corante natural.
   

   Essa designa que são utilizados pele e miúdos suínos, que podem ser: fígado, coração, rim... de porco, além das mesmas partes do boi (miúdos bovinos).
      Contém também um ingrediente denominado “papada”. Não sei o que é, mas honestamente, o nome não me agrada.


            O maior problema é a quantidade e a frequência com que as pessoas vêm ingerindo. O consumo de embutidos quase triplicou nos últimos anos!

            Será que é isso que você quer dentro do seu corpo?

Então, leia o rótulo!


2 comentários:

  1. Andréia, legal teu blog. Estou (re)iniciando uma dieta e acabei parando aqui depois de uma pesquisa sobre carne...
    Só para complementar este artigo: Alguns produtores de embutidos, mais especialmente mortadela, utilizam a gordura da papada do porco (sabe, aquela no pescoço, que nós odiamos em nós mesmos :) ), pois - dizem - é a gordura mais saborosa dos suínos. Geralmente, ela é colocada em cubos, ao invés de ser moída junto com o restante da carne.
    Já dizia um grande político: "Se soubéssemos como são feitas as salsichas e as leis, não comeríamos as primeiras nem respeitaríamos as últimas". Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Aliás, um assunto que está na moda hoje em dia, acho que vale ser explorado. Tenho visto muita gente aderindo à moda dos substitutos de refeição e shakes, seja os Diet Shakes que se vende em farmácia ou até mesmo de laboratórios grandes no assunto, como Sanavita e Herbalife (sem contar os Whey Protein de academia).
    Qual sua opinião sobre o assunto? Que, aparentemente, dá resultado, sim, sabemos que dá, mesmo porque, o que mais importa em um programa de controle de peso não é o método e, sim a disciplina. Mas, a longo prazo, o que isso poderia significar para o organismo?

    ResponderExcluir