quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Suco ou fruta? Eis a questão!



É uma dúvida muito corriqueira: “Se eu tomar 1 copo de suco, vale por uma porção de fruta?”.
Até vale, desde que seja suco natural – aquele feito com a fruta cortada na hora, sem conservantes – pois o suco contém as vitaminas e minerais da fruta.
Ainda assim, comer a fruta apresenta mais vantagens, pois:
-                     Comendo a fruta, não é necessário adicionar açúcar, que traz inúmeros malefícios à saúde;
-                     Se o suco for coado, há perda das fibras, o que não ocorre quando comemos a fruta;
-                     As fibras das frutas são importantes para o funcionamento intestinal, controle do diabetes e do colesterol;
-                     O consumo da fruta promove mais saciedade. Devido à existência das fibras, (que muitas vezes são coadas no preparo do suco) os carboidratos entram lentamente no sangue, passando a fome por mais tempo. Além do que, comendo a fruta, precisamos mastigar, e ao faze-lo, estimulamos a liberação de hormônios que sinalizam a sensação de saciedade.
Por isso, dê prioridade às frutas, principalmente se você não consome sucos naturais sem açúcar e sem coar.
Mas preciso deixar claro que o suco natural é um bom alimento. Apresenta uma vantagem: fornece mais água, melhorando a hidratação em dias quentes. E existem frutas que só são bem aceitas na forma de suco, como maracujá e limão.
Vale ainda ressaltar, que não há o que se discutir sobre o fato de ser uma ótima opção a substituição de outras bebidas como: refrigerante, suco artificial, bebidas alcoólicas por suco natural, mesmo a fruta sendo soberana.
Não tem jeito, tudo na vida é questão de equilíbrio.
Saúde!









Nenhum comentário:

Postar um comentário