quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Criança toma suco de limão sem açúcar e não gosta de refrigerante


Parece uma manchete de jornal, não é mesmo? Pelo perfil da alimentação de hoje, bem que poderia ser... E é verídico!
Essa criança maravilhosa e super saudável, é o Bruno, filho de 3 anos da minha amiga nutricionista, Fernanda Laino. Fui visitá-la nestas férias, tudo de bom! Fiquei impressionada na hora do almoço, quando vi Bruno indo direto na tigela de rúcula! Coisa linda de se ver!
Minha amiga relatou que, como em sua casa o açúcar só é usado em bolos ou esporádicas sobremesas, Bruno aceita muito bem suco sem açúcar, inclusive o de limão! E ainda: com o paladar adaptado a uma alimentação saudável desde o nascimento, rica em alimentos naturais, ele recusou refrigerante na única vez em que provou, numa festa de aniversário!
Bruno é uma criança como todas as outras, a diferença é que logo no início do processo de formação dos hábitos alimentares, ele teve a oferta do que realmente é saudável.
A criança não nasce gostando de açúcar, doces, biscoitos, salgadinhos. Na verdade, ela não nasce escolhendo nenhum sabor, as preferências alimentares surgirão com base no que for ofertado a ela. Ninguém sente vontade de comer aquilo que nunca provou. Se você nunca tomou suco com açúcar, não sentirá a mínima falta, pelo contrário, achará estranho quando for adoçado. Até mesmo o refrigerante – tão idolatrado pela maioria das crianças –  devido ao sabor excessivamente doce, ao ácido fosfórico e gás, pode parecer estranho ao paladar adaptado a sabores suaves e naturais.
O mesmo pode acontecer até com adultos após processo de educação alimentar, onde se resgatam bons hábitos e apreciação do que é comida de verdade.
Muitas crianças detestam frutas, verduras e legumes, pois muitas não tiveram acesso logo que começaram a receber outros alimentos além do leite materno. Após alguns anos consumindo produtos ricos em açúcar, gordura e sal, fica difícil gostar do que é saudável. Difícil, mas não impossível!
Por isso, convidei a minha amiga para enriquecer o blog com postagens relacionadas à alimentação e nutrição infantis. Ninguém melhor que uma mamãe nutricionista para falar do assunto, não é?
Então vamos aguardar, que em breve, teremos muita informação da Dra. Fernanda sobre a alimentação dos pequenos, que serão os adultos saudáveis de amanhã!



2 comentários:

  1. Oi Andreia, tenho dois filhos, uma menina de 15 e um menino de 09. A menina sempre foi mais enjoadinha, na verdade acho que preguiçosa msm, pois sucos ela toma tds mas para comer a fruta in natura ela torce o nariz. Já o menino, sempre comeu de td, tds os legumes, inclusive jiló, tdas as verduras e frutas. Ama salada, e reclama comigo qdo ñ tem salada no almoço, rsrsrs! Ñ considero difícil "formar" o paladar de uma criança desde bebezinho. Sabe o que acho difícil? Competir com os colegas, com a lanche que tds levam para escola, com tudo o que é servido em festinhas infantis, com tdas as junks foods que o mercado oferece. O salgadinho tranqueira vem com um brinde, o lanche do MC vem com um brinquedo inédito e por aí vai. Eles, até uns 07 / 08 anos nunca provaram refrigerantes. Eu chegava a levar sucos qdo íamos a alguma festinha. Mas hj já gostam. A mais velha então...Mas eu NUNCA compro refri aqui em casa. Faço minha parte, eu q planejo e preparo tdas as refeições, mas olha... é difícil competir com o mundo lá fora, rsrsrs!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Seu filho come jiló e reclama quando não tem salada! Conheço um menino, filho de feirantes - portanto, sempre em contato com frutas, verduras e legumes - que come jiló cru, sem o menor problema! Não é difícil mesmo, quando se oferece desde pequeno, e é claro, quando os pais dão o exemplo.
    Concordo com você, a competição frente a esse mundo obesogênico é difícil mesmo. Influência dos colegas, outdoors, propagandas, apelo da mídia que se aproveita da vulnerabilidade infantil para vender.... Detesto muito tudo isso!
    O bom é que temos órgãos lutando por esta causa, como é o exemplo do Instituto Alana, com o Projeto Criança e Consumo, responsável pela multa ao Mc Donald’s por comercializar brinquedo com lanche. E nós, profissionais em saúde coletiva, mesmo que a passos pequenos, trabalhamos a conscientização da garotada.
    Mas você está no caminho certo, mesmo com todas as interferências, pode ter certeza que o que você está fazendo vale, e muito!
    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir