segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Publicidade convence crianças menores de 5 anos

Acredito que deixo claro aqui no blog a minha revolta contra a publicidade abusiva de alimentos, em especial a direcionada às crianças.
No mês passado tive um exemplo que prova a influência atroz da indústria no comportamento alimentar dos pequenos. Foi numa roda de conversa sobre alimentação saudável para crianças de 4 a 5 anos, quando uma aluninha disse que certo achocolatado famoso – que não posso dizer o nome – deixava as crianças fortes:

“Tia, eu bebo $@#&®#, porque faz a gente ficar forte!”.

Ao que eu respondi: “Não, não é assim não, eles enganam a gente”. Mas não consegui convencê-la, pois justificou logo em seguida:

“ É porque tem o raio”.
            Sabem qual achocolatado tem como símbolo um raio? Pois é, este símbolo, muito bem arquitetado pela indústria, conseguiu fazer com que até crianças menores de 5 anos o associem à força e vigor. 

            Saí da escola indignada. Indignada com a publicidade de alimentos, que faz os pequenos consumidores acreditarem que  terão quase superpoderes ao consumir seu produto, contribuindo desta forma, para desvalorizar os alimentos naturais. 

            O que me conforta é saber que há órgãos preocupados com a causa, que lutam para regularizar a propaganda destinada ao público infantil, exploradora de sua vulnerabilidade, como o Instituto Alana.

            Para quem não conhece, fica a dica, eles fazem um trabalho maravilhoso, desenvolvendo palestras, debates, cartilhas e até documentários sobre o tema. Divulguem as ações e contribuam para dar  força ao trabalho do Instituto Alana, e livrar mais e mais crianças da mercantilização da infância.
            Parabéns Alana, vocês fazem a diferença nesta sociedade de consumo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário