quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mundo obesogênico


Ainda refletindo sobre a viagem no metrô...
Depois de passar pela esteira rolante pró-sedentarismo (vide postagem abaixo), fiquei uns 40 segundos olhando para a enorme foto de uma pizza congelada que estava estampando a porta da plataforma do metrô, enquanto aguardava o embarque.
Puxa, até lá a propaganda vai! Eles não podem mais esperar você chegar em casa pra te bombardear com comerciais televisivos de produtos cheios de gordura e sal. Agora começam antes disso, te seguindo nos transportes coletivos.
Bem-vindos ao mundo obesogênico! Grande oferta de comida desprovida de valor nutritivo, somada aos equipamentos tecnológicos que fazem tudo por você – até te carregar, mesmo quando o espaço é curto.
Isso explica a alta prevalência de sobrepeso e obesidade, e conseqüentemente, de problemas cardiovasculares na população.
Enquanto isso, percebendo a perda de mercado, a indústria inventa “soluções” para os problemas que ela mesma criou.  Eis que surgem os produtos dietéticos e light! Então, além de um consumidor de produtos altamente gordurosos e açucarados, você se torna um comprador de produtos diet, light e zero, que nem de longe são a solução. Zero nutrientes, zero saúde...
A indústria sempre ganha e você sempre perde.
A solução é muito mais simples, está no regaste das frutas, verduras, legumes, do arroz com feijão. Mas infelizmente, não há espaço para alimentos de verdade na mídia.



 

4 comentários:

  1. Muito bom ter te encontrado na internet. Adorei seus vídeos, muito bem feito e simples. Poste mais. Com todo o respeito, além de ser muito bonita, sei que é casada, você é muito esclarecedora nos vídeos e textos, demonstrando muito conhecimento. Precisamos de pessoas como você para nos alertar quanto a alimentação e tipo de vida errada que o mundo está nos impondo. Realmente precisamos fazer as coisas simples da vida. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Comida deixou de ser necessidade para virar atração. Infelizmente hoje olhamos para uma comida como um cachorro olha para um forno de assar galetos. Eu mesmo sofro com essa compulsão e hoje, estou me virando fazendo esporte e tentando forçadamente voltar a alimentação normal para correr atrás do preju. Abraços querida.

    www.divulgandoedebatendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. É verdade Djoni, não saímos mais com os amigos pra bater papo, dar risada. Isso até acontece, mas o principal acaba sendo a comida, e infelizmente, nunca comida saudável. Cabe a nós, profissionais de saúde, direcionar esse fascínio gastronômico para o saudável, que pode sim, ser uma delícia!

    Abraço, obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado, e mais ainda se colocar em prática as informações.
    Eu, bonita? Muito obrigada, se eu for mesmo, o crédito tem que ser dado às frutas, verduras e legumes, kkk.
    É isso mesmo, o mundo está impondo muitas barreiras contra a saúde, mas é possível sim se livrar delas. Ótima reflexão: "fazer as coisas simples da vida" , esse é o segredo que precisamos resgatar.
    O retorno de vocês é muito importante pra mim! Mais uma vez obrigada e muita saúde!

    ResponderExcluir