segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Filé-mignon tem mais gordura que bucho

Muitas pessoas ainda acreditam que os alimentos saudáveis são os mais caros, mas muitas vezes é o contrário. Vejam só o filé-mignon, possui teor de gordura mais elevado que outras carnes de preço bem mais acessível:
Enquanto 100g (1 bife médio) de filé-mignon grelhado fornecem quase 9g de gordura, a mesma quantidade de contrafilé grelhado fornece 4,5g de gordura, ou seja, a metade. Já a maminha, que também é um corte bem mais barato, fornece ainda menos - 2,4g de gordura, e ainda um pouco menos de colesterol.

Não é difícil concluir que o filé-mignon é uma carne gordurosa, mesmo que seja retirada a gordura aparente, pois o que dá maciez à carne é justamente a gordura que fica entre os músculos. Logo, quanto mais macia a carne, mais gorda ela é, o que faz o filé-mignon ter mais gordura até do que o bucho, que em 100g fornece 4,5g de gordura.
No entanto, não quero sugerir que é preferível bucho ao filé, uma vez que o bucho acompanha fontes de gordura e sódio como bacon e lingüiça.

Já o contrafilé e a maminha são trocas mais saudáveis, e muito mais acessíveis!

Mas não esqueça que as carnes brancas (de aves e peixe) são mais recomendadas, por possuírem pouca gordura. O consumo de peixe, pouco consumido pelo brasileiro, pode previnir  doenças   cardiovasculares.

Boa semana para todos!

Fonte: TACO - Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl. Campinas: NEPAUNICAMP, 2011.161 p.

3 comentários:

  1. Oi! Eu não gosto de carne vermelha...por mim, viveria de legumes, verduras e peixe, que é o que gosto realmente. Até como carne vermelha e frango, porque dizem que devemos comer, pelos nutrientes e tal, mas faço mto mais carne de soja. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Realmente as carnes brancas (de aves e peixe) são mais recomendadas. Mas é muito possível, com acompanhamento nutricional adequado, viver bem sendo vegetariano.

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, eu não sabia destes detalhes, obrigado pela informação.

    ResponderExcluir