quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As calorias não importam como parecem

Não há nada mais chato e neurótico que ficar contando calorias, não é mesmo? Você vai descobrir agora que elas não são tão importantes.
Emagrecer é um processo complexo, que vai muito além do controle da ingestão de calorias. Ademais, o valor calórico é somente um ponto a ser observado em uma alimentação saudável, que vise o bem estar do indivíduo como um todo.
A informação calórica em si é vazia de dados 'qualitativos' mesmo quando o valor calórico é semelhante em valores numéricos. Isso significa que há alimentos que, apesar de relativamente calóricos, são essencialmente nutritivos, ao passo que outros que possuem baixo teor de calorias são prejudiciais à saúde.
Um bom exemplo, é a comparação entre os nutrientes da banana e os compostos do refrigerante diet. Não há como equiparar esses dois produtos em termos de benefícios, mesmo que uma banana tenha cerca de 100 calorias e o refrigerante diet, quase zero.
Veja no resumo abaixo as ações dos nutrientes da banana e dos compostos do refrigerante diet no organismo:
Sistema nervoso central
Banana: fonte de “triptofano”, aminoácido precursor do hormônio serotonina, relacionado à sensação de felicidade e bem-estar, utilizado no tratamento da depressão. Uma alimentação rica em frutas, além de verduras e legumes está associada a menor do risco de Acidente Vascular Encefálico (derrame).
Fonte de vitamina B6, cuja deficiência pode causar depressão. É utilizada no tratamento da TPM (Tensão Pré Menstrual). Importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central e função cognitiva.
Refrigerante diet: contém corantes, conservantes e acidulantes que estão associados a alergias, hiperatividade, déficit de atenção, irritabilidade e falta de concentração. Devido à presença de aspartame (tipo de adoçante) pode provocar dor de cabeça.


Sistema respiratório
Banana: uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras está associada à baixa incidência de doenças, entre elas as doenças pulmonares crônicas e obstrutivas, incluindo a asma e a bronquite.
Refrigerante diet: corantes, conservantes e acidulantes estão relacionados a maior risco de asma e bronquite e alergias respiratórias.
Sistema cardiovascular
Banana: a vitamina B6, juntamente com as vitaminas B9 e B12, previnem doenças cardiovasculares. Fonte de potássio e magnésio, que auxiliam no controle da pressão arterial.
Refrigerante diet: contém quantidade excessiva de sódio, o que pode provocar hipertensão e outros problemas cardiovasculares.
Estômago
Banana: rica fonte de fibras, cujo consumo adequado pode prevenir gastrite e úlcera.
Refrigerante diet: corantes, conservantes e acidulantes estão relacionados a problemas gástricos.
Intestino
Banana: fonte de fibras, prebióticos e substâncias que melhoram o funcionamento intestinal e previnem câncer de cólon e mamas.
Refrigerante diet: contém corantes, conservantes, acidulantes, ácido fosfórico e cafeína (no caso das colas) que são irritantes da mucosa intestinal.
Ossos
Banana: fonte de magnésio, mineral importante para a absorção de cálcio que fortalece os ossos.
Refrigerante diet: cafeína, ácido fosfórico e excesso de sódio aumentam o risco de fraturas ósseas.
Sistema renal
Banana: o magnésio que possui efeito inibidor na formação de cálculos renais.
Refrigerante diet: quantidades excessivas de sódio aumentam o risco de cálculos renais. O risco é aumentado se possuir o adoçante sorbitol. Se possuir adoçante “sacarina”, pode aumentar o risco de câncer na bexiga.
Risco de câncer
Banana: o consumo adequado de frutas, bem como de verduras e legumes está associado à diminuição do risco de vários tipos de câncer (boca, esôfago, pulmão, estômago, cólon, reto, pâncreas, mama e bexiga).
Refrigerante diet: foi encontrado benzeno em algumas marcas de refrigerantes. É uma substância altamente carcinogênica, constituinte do petróleo, utilizada como matéria prima nas indústrias químicas, encontrada na gasolina e na fumaça do cigarro. Adicionalmente, os aditivos em geral, estão relacionados ao aumento do risco de câncer no aparelho digestório. O adoçante ciclamato está relacionado a certos tipos de câncer, e por esse motivo, foi proibido nos EUA.

Viu só como saúde é uma questão que vai muito além de teor calórico dos alimentos, do quanto podem ou não engordar? Pense no que eles podem trazer a você em termos nutricionais, de construção da saúde e harmonia metabólica.
Você emagrecerá com mais facilidade e efetivamente, se o objetivo não for pura e simplesmente a perda de peso, e sim, a vitalidade, prevenção de doenças e manutenção e integridade do seu organismo.
Assim como a banana, todas as frutas são ricas em compostos bioativos capazes de fazer muito pela sua saúde, uma oferta da natureza, só estão esperando uma oportunidade de fazer parte da sua alimentação diária!
Alimente-se com o que é realmente nutritivo e a perda de peso será apenas uma das inúmeras conseqüências benéficas!
Um ano novo cheio de saúde para todos!

Referências:
ANJO, D. L. C. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. Jornal Vascular Brasileiro. v. 3, n. 2, p. 145- 154, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: Promovendo a alimentação saudável. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Brasília, 2006.
CARMEN, R. et al. Comportamento do Magnésio Urinário em Pacientes Com Litíase Renal. J Bras Nefrol.,v. XXVII, n. 3, 2005.
FERREIRA DA COSTA, M. A.; BARROZO DA COSTA, M. F. Benzeno: uma questão de saúde pública. INCI, v.27, n.4, p.201-204, abr. 2002.
GARCIA-CONTRERAS, F. et al. Cola beverage consumption induces bone mineralization reduction in ovariectomized rats. Arch Med Res, v. 31, n. 4, p. 360-365, 2000.
GUERREO- ROMERO, F.; RODRIGUEZ-MORAN M.; REYES E. Consumption of soft drinks with phosphoric acid as a risk factor for the development of hypocalcemia in postmenopausal womem. J Clin Epidemiol, v.52, p. 1007-1010, 1999.
PROTEST – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Pesquisa de aditivos. Disponível aqui. Acessado em 06 de junho de 2011.
PROTEST – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Notícia: MPF investiga benzeno no refrigerante. Disponível aqui. Acessado em 06 de junho de 2011.
WYSHAK, G. Teenaged girls, carbonated beverage consumption, and bone fractures. Arch Pediatr Adolesc Med., v. 154, n. 6, p. 610-613, 2000.
WYSHAK, G. & FRISCH, R.E. Carbonated beverages, dietary calcium, the dietary calcium/phosphorus ratio, and bone fractures in girls and boys. J Adolesc Helath, v. 15, n. 3, p. 426-430, 1994.

3 comentários:

  1. Muito bom! Esse artigo está com um excelente conteúdo, por experiência, sei muito bem os efeitos positivos das frutas e efeitos negativos dos refrigerantes, fiz uma experiência utilizando meu próprio corpo como cobaia. Passei 12 meses tomando refrigerantes de duas a três vezes por semana, o resultado foi trágico ganhei dois quilos de gorduras localizadas e muita celulite. Detalhe nesta época meu IMC era abaixo do ideal, pois tenho 1,67 e tinha 50kg, com essa experiência entrei dentro do peso mínimo considerado ideal de 52kg, mas fiquei menos saudável.hehehe.

    Passei dois anos me recuperando do trauma, “mas claro bebendo este troço gostoso, porem esporadicamente quase nunca.rsrsrs” Hoje estou com 57kg reduzi cerca de 75% das celulites, mas nunca mais fui o mesmo, detalhe sou Homem e pratico esportes diversos de forma regular.

    Espero que esse caso enriqueça este fantástico artigo.

    Tenha um ótimo dia, todos os dias:- ))

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Adenes, ótimo depoimento, com certeza enriqueceu muito! Isso ajuda demais a conscientizar as pessoas, já que 1 exemplo vale mais que 1000 palavras. E como você mesmo comentou, por ser homem, é ainda mais surpreendente que tenha acumulado gordura na forma de celulite. E pensar que tem tanta gente se alimentando dessa forma...

    Muito obrigada Adenes!
    Muita saúde!

    ResponderExcluir
  3. Estes dias no super umas bananas tidas como orgânicas, então fiquei me perguntando, como assim bananas orgânicas, se elas possuem auqela casaca toda?

    ResponderExcluir