Vídeos


A ideia do blog surgiu com a repercussão dos vídeos sobre alimentação saudável postados no youtube. Devido ao impacto e reconhecimento que eles obtiveram, a nutricionista percebeu o interesse da população pelo tema, e criou um espaço onde pudesse compartilhar muito mais informação em menos tempo.

O recurso dos vídeos sempre é utilizado por ser uma ferramenta visual de grande impacto. Já foram compartilhados com igrejas, associações de moradores, escolas e consultórios. 

Todos estão divididos em 2 partes.

Surpreendente: Teor de açúcar e gordura em alimentos


O primeiro vídeo mostra a quantidade de açúcar e gordura de diversos alimentos industrializados.
Você se imaginaria tomando um copo de óleo? É quase o que faz quando consome um pacote de determinado salgadinho.
Você precisa saber!







Por trás dos rótulos: Gelatina é saudável?

Você sabia que a gelatina NÃO é um alimento saudável, que sua quantidade de colágeno é irrisória, e que ela é basicamente uma mistura de açúcar e corantes artificiais? E que mistura semelhante compõe os sucos em pó?
E quanto aos corantes, sabia que muitos utilizados no Brasil já foram proibidos em outros países devido ao seu potencial alergênico e cancerígeno? Saiba quais são eles e em que produtos são encontrados:







Portanto, não se deixe enganar. Mesmo que a propaganda dê a entender que a fruta está dentro do pacote, e que haja frutas decorando a embalagem, os sucos em pó são prejudiciais à saúde se consumidos com a freqüência que vejo serem consumidos hoje, e não se comparam nem de longe aos sucos naturais! Ressalto que quando digo  “naturais”, me refiro aqueles que você faz em casa, utilizando a fruta e controlando a quantidade de açúcar – e só se este for necessário, é claro.

Por trás dos rótulos: Todos os alimentos "integrais" são saudáveis?

Nem todos os produtos rotulados como integrais o são de fato. Saiba como identificar os verdadeiramente integrais, e quais benefícios podem trazer à saúde! 
E veja que mesmo consumindo grande quantidade de alimento, você ainda pode ter carência de vitaminas e minerais.






Teor de sal nos alimentos – SURPREENDENTE



Você sabia...

que além do aumento da pressão arterial o alto consumo de sal também está relacionado á diversos outros problemas como osteoporose e até câncer de estômago?...
que estamos ingerindo 5 vezes mais sódio que o homem ingeria no período paleolítico?
E ainda neste vídeo, desfaço mais um mito, mostrando que a sopa instantânea não é um produto saudável, possuindo em apenas 1 pacote, mais que o triplo da recomendação de sódio para o dia todo.






Portanto, não se deixe enganar pelos “claims”, aquelas chamadas na embalagem para alguma característica aparentemente benéfica do produto. Baseie-se sempre na tabela de informação nutricional. E fique atento, muitas vezes a tabela apresenta o valor nutricional referente a uma porção pequena do produto, não de toda a quantidade que você vai consumir.

Açúcar no refrigerante - EXPERIMENTO

Neste vídeo Andréia fez um experimento fervendo 1 litro de refrigerante de cola. Após toda a água ter evaporado, vejam só o que sobrou. Impressionante!



6 comentários:

  1. Andréia, muito bom seu vídeo sobre a gelatina. Já havia percebido que o teor de açúcar nestas gelatinas de mercado é alto e a quantidade de proteínas não era tão alto assim, assim como a de colágeno. Entretanto, eu consumo aquelas gelatinas "sem gosto", ou melhor com gosto de osso mesmo que tem nas lojas de produtos fitoterápicos, uma das marcas que conheço é a Sabor Verde. Verifiquei que nessa marca tem mais de 80% de proteína... Gostaria de saber a sua opinião sobre estas gelatinas sem corantes que tem nas lojas de produtos fitoterápicos... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael! As gelatinas que não possuem corantes nem açúcar na composição são saudáveis sim! Recomendo até mesmo aquelas vendidas em supermercados que são incolores e sem sabor, para o preparo de gelatina caseira - é só preparar o conteúdo do pacote com suco de fruta natural. Fica uma delícia!
      Agradeço a participação! Fico feliz que esteja praticando a leitura dos rótulos, já conseguiu identificar produtos mais nutritivos!

      Excluir
  2. Oi, Dra. Andreia! Descobri seus videos pelo youtube e amei. Sou mãe de uma menina de 1a6m e procuro fornecer uma alimentação saudável. Gostaria de saber se a gelatina da marca Minha gelatina-Dr.Oetker pode ser oferecida sem preocupação, ela possui corantes naturais e açucar organico, mas possui reguladores de acidez acido fumárico e citrato de sodio e aromatizante, esses ingredientes são indicados? Fazem mal à saúde?
    Obrigada e Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosana!
    Esta marca não contém corantes artificiais, portanto é uma opção mais saudável. No entanto, além dos compostos muito bem citados, que não são interessantes à saúde, o problema da grande quantidade de açúcar permanece.

    ResponderExcluir
  4. Olá Andreia Moura, tudo bem?
    Então, sou estudante do VII período de Educação Física, e ao assistir seu vídeo no youtube,achei muito interessante, pois causo um impacto tamanho.
    Muito interessante mesmo sua iniciativa de compartilhar esse conhecimento nutricional nas redes multimídias.

    Então,como estou trabalhando os princípios básicos da NUTRIÇÃO com meus alunos do 9º ano, mostrei o vídeo,e eles gostaram muito dos dados e ficaram assutados,refletindo sobre sua própria alimentação.

    Em fim, gostaria de fazer um trabalho prático com eles,e expor no colégio, para assim difundir essa sua bela iniciativa. Mas para realizar esse trabalho, precisaria da referencia ou uma tabela especifica da quantidades de açucares e lipídios dos alimentos que foram explanados no vídeo.

    Sou do interior, muito longe de São Paulo, assim não temos condições de trazê-la para dar uma palestra! rsrsrs

    Desde já, serei muito grato

    PARABÉNS PELA INICIATIVA DE DISPONIBILIZAR UM MATERIAL TÃO RICO E IMPORTANTE PARA A SAÚDE DOS INDIVÍDUOS!

    Cordialmente,
    Leonardo Calazans

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leornardo!
      Fico imensamente feliz e grata em saber que meus vídeos estão sendo utilizados em projetos tão bacanas quanto o seu, e auxiliando crianças a terem uma alimentação saudável! O melhor trabalho que podemos realizar é sempre a prevenção. Agradeço o reconhecimento e o contato!
      As quantidades de açúcar e gordura dos alimentos eu verifico no rótulo dos produtos. Aqui no blog e nas minhas participações no programa Sem Censura oriento a fazer a correta interpretação das informações dos rótulos.
      Muito obrigada, fico muito feliz por ter contribuído com o seu trabalho. Parabéns a você também pela preocupação com a saúde do público infantil na sua cidade!

      Excluir