quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Saúde, Nutrição e Psicologia

Venho dividir com vocês um trabalho maravilhoso que a minha amiga Elisabete, também nutricionista, faz na Alimentação Escolar da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. Ela uniu sua atuação à de um psicólogo para realizarem juntos palestras abordando alimentação saudável e o impacto da publicidade de alimentos no consumo alimentar das crianças. Muito gentilmente ela elaborou uma pauta para que conheçamos um pouco deste trabalho tão importante.




SAÚDE, NUTRIÇÃO E PSICOLOGIA

Desde o nascimento a criança aprende a se alimentar por meio das experiências vivenciadas por ela. Essas experiências são influenciadas por fatores ambientais, culturais e psicossociais.

Os pais exercem papel determinante neste processo de aprendizado e podem influenciar de maneira positiva ou negativa conforme as estratégias utilizadas para fazer seus filhos se alimentarem.

Por outro lado, entra a mídia que bombardeia todos os dias propagandas de alimentos de alta densidade calórica e de baixo valor nutritivo, além de também atrair o público adulto com a venda de praticidade e conveniência de certos alimentos, o que é preocupante uma vez que os pais ou responsáveis deveriam exercer o papel de mediadores diante do público infantil que não tem capacidade de discernimento para formar opinião própria.

Preocupados com esta realidade surgiu um trabalho realizado por mim e pelo psicólogo, intitulado "Saúde, Nutrição e Psicologia" - Refletindo o comportamento alimentar.

Realizamos este trabalho em centros de educação infantil da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Em nossa palestra abordamos a importância da formação do bom hábito alimentar desde a mais tenra idade.

No que concerne à nutrição é enfatizado a importância de compor um cardápio balanceado, dando ênfase ao proposto na pirâmide alimentar, respeitando os ciclos da vida.

O psicólogo trabalha bem a questão da influência do marketing sobre o subconsciente das pessoas e provoca uma visão crítica com relação ao conteúdo das propagandas de alimentos. Chama a atenção para as embalagens coloridas com figuras atraentes e comenta sobre a manipulação do marketing que utiliza-se de recursos como imagens de personagens animados, celebridades, uso de brindes para atingir em "cheio" o público infantil.

Embora os impactos do projeto serão observados efetivamente em médio prazo por meio de avaliação nutricional, já podemos colher alguns frutos dessa intervenção. Gestores de algumas unidades escolares relataram mudanças do comportamento alimentar de algumas crianças que não consumiam legumes e frutas com frequência e que estavam mais estimuladas a experimentar.

De acordo com os gestores, as mudanças de hábito passaram a ser incentivadas pelas próprias famílias e se estendeu às creches. Algumas famílias relataram que substituíram salgadinhos e petiscos por produtos mais nutritivos de acordo com o que aprenderam na palestra.

Este retorno está sendo muito gratificante e importante, pois a mudança comportamental alimentar na fase de desenvolvimento infantil pode trazer bons resultados e refletir positivamente na fase adulta evitando assim patologias decorrentes da má alimentação na infância.



Referências:

RAMOS, M.; STEIN, L.M. Desenvolvimento do comportamento alimentar infantil. Jornal de Pediatria.

ISHIMOTO, E. Y.; NACIF, M. A. L. Propaganda e Marketing na informação nutricional. Ed. Brasil Alimentos