quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cúmulos do sedentarismo

Quem já usou a nova linha do metrô -  4 amarela – viu aquelas esteiras rolantes que conduzem – muito lentamente - os usuários vindos da linha verde. Cúmulo do sedentarismo!

Ficar parado ali em cima e deixar ser arrastado lentamente pela esteira é prova de que estamos importando os maus hábitos norte-americanos em todos os sentidos!
Já temos pouca oportunidade de nos exercitar em meio a tanta tecnologia: vidro elétrico, controle remoto, elevador, escada rolante. Quando temos a oportunidade de andar uns 200 metros para trocar de linha no metrô, lá está uma esteira para nos carregar! E é preciso dizer que esses 200 metros são cobertos, planos, em linha reta, sem obstáculos. Qual o problema então de ir andando?! Nós não vivemos com pressa?
As pessoas alegam não ter tempo nem pra fazer uma salada ou um suco natural que leva 5 minutos, mas podem ficar quase paradas naquela plataforma de levar gente...
Será que a população atual tem necessidade de um equipamento desse?

Prefiro acreditar que feste tipo de plataforma foi planejado pensando em idosos e pessoas com algum problema de mobilidade.
Então, se este não for o seu caso, não desperdice as oportunidades para se movimentar. O nosso corpo é todo cheio de articulações justamente para permitir movimentos a nossa espécie. Aproveite essa habilidade: suba escadas, vá a pé até a padaria, mercado; desça um ponto antes, não use esteiras rolantes... Pode parecer pouco, mas várias pequenas atividades somadas, ao final do dia, fazem diferença.  
Não gosto de falar em calorias, mas sei que todos visualizam melhor com números, então, vou dar um exemplo:

Se você seguir as dicas acima poderá acumular facilmente uns 15 minutos de caminhada, gerando um gasto de cerca de 55 kcal, que somadas às calorias de 10 minutos descendo escadas (70kcal), totalizarão uma perda de 125 kcal diárias. Em uma semana serão 625 kcal perdidas, o mesmo gasto de 1 hora de natação!

Que sentido faz ir à academia se exercitar, porém fora de lá, fazer de tudo pra não se mover? A foto abaixo ilustra bem essa situação:

E esta então:


Também é o cúmulo, não é?

A população precisa de uma mudança de hábitos urgente, pois vários padrões já estão sendo mudados:



Movimente-se!

Até a próxima!

Referência: Dados da American Medical Association, Américan College of Sports Medicine e Sociedade Americana de Endocrinologia.

2 comentários:

  1. Obrigado por essa importante dica em seu Post como conclusiva para seus leitores: "Movimente-se!"

    ResponderExcluir
  2. adorei esta respostas sobre o sedentarismo isso esta ficando cada vez mais normal as pessoas nao se exercitarem e usarem qualquer tipo de transporte para facilitar o exercicio fisico .

    ResponderExcluir