quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sobre frutas e silicone

O que o consumo de frutas e o silicone têm em comum


O título é meio louco, mas vocês irão entender.
Acho que não é preciso nem me apresentar por aí para as pessoas saberem a minha profissão. A partir do momento em que no ônibus, no parque, na sala de espera, abro minha tigelinha cheia de frutas e começo a comer, as pessoas se viram e me olham como se eu não fosse normal. Vocês acham que isso me deixa constrangida? Muito pelo contrário. Vergonha eu sinto mesmo quando vou fazer compras para mostrar nos vídeos educacionais que faço. É quando encho o carrinho de produtos “ilustrativos” ricos em açúcar, gordura ou sódio: refrigerante, embutidos, pizza congelada, salgadinho, biscoito recheado. Mas engraçado, ninguém fica me olhando como se eu fosse um alienígena, e infelizmente, só eu tenho vergonha disso. O que aconteceu, por que os valores alimentares estão invertidos tão perversamente? Por que parece estranho levar uma fruta dentro da bolsa, e ao mesmo tempo não há nada de mais em tomar uma garrafa de refrigerante com uma coxinha ás 8h da manhã? Já vi essa cena, ao vivo e em cores, só não pedi pra tirar foto, pois estava sem câmera. A pessoa não estava nem um pouco envergonhada desse assassinato explícito ao seu estômago, em plena luz do dia.
É uma luta fazer adolescentes levarem frutas de lanche. Os amigos olham, comentam. É inaceitável! Por que eu tenho que ter vergonha de comer algo que está me nutrindo, me trazendo saúde e vitalidade? Eu deveria me envergonhar por estar destruindo publicamente minhas artérias comendo um lanche de hambúrguer todos os dias na cantina!...
Comecei a refletir sobre isso: será que é porque a fruta tem cheiro, e portanto, chama a atenção das pessoas? Mas, e aquele salgadinho sabor queijo que tem um terrível cheiro de chulé? Este não provocar nenhum estranhamento?...
Será então que o motivo é que, dependendo da fruta, solta água e precisamos de um guardanapo para não nos lambuzarmos? Não, pois se fosse, comer hot-dog soltando maionese pelos lados causaria constrangimento. Por sinal, dá muito mais trabalho, pois ao invés de água há gordura para ficar limpando... Também já vi pessoas comendo macarrão instantâneo dentro do trem. Sabe aquele tipo que vem num copo? Pois é, o macarrão exalava um cheiro bem característico, mas ninguém as olhava como se fossem extraterrestres.
Depois de muito refletir, cheguei a uma conclusão:
As pessoas não comem frutas publicamente pelo mesmo motivo que tantas mulheres estão colocando silicone.
É isso mesmo. Somos uma sociedade massificada em prol do consumo: todos têm que ser iguais, comer a mesma coisa, vestir a mesma coisa; em suma, SER a mesma coisa.
Mesmo que você não tenha nascido com nada do estereótipo moldado, tem que dar um jeito e modificar! Mesmo que você adore frutas, tem quem preferir um salgadinho, afinal é o que todo mundo come, e você é claro, não vai cometer o mico/gafe/vergonha de fazer diferente, mesmo que isso comprometa a sua saúde. Sua saúde pode estar comprometida, mas sua imagem jamais. É assim que a sociedade moderna funciona.


E por que acreditamos que é vergonhoso ser diferente? Por que se todos fossem o que são, não haveria tanto lucro.  Não haveria gastos com silicone, plásticas, academias, remédios. 
E se você ainda não entendeu o que isso tem a ver com alimentação, veja só:
Enquanto você acreditar que refrigerante, macarrão instantâneo e sucos em pó são bons alimentos, e que toda pessoa moderna, poderosa, e bem-sucedida deve consumir; em outras palavras:
...que todo cara que “pega” mulheres “gostosas” toma cerveja;
...que toda mãe exímia enche seus filhos de suco em pó, margarina e suplementos alimentares infantis;
...que pra fazer comida com amor você tem que usar um tempero pronto rico em sódio;
...que pra ser um bom pai e contribuir com o desenvolvimento psicomotor do seu filho é preciso comprar um chocolate que vem com um brinquedo de montar dentro;
...que pra ir à balada sem parecer um “nerd” você tem que tomar energético;
...que para não parecer uma lhama você tem que mascar chiclete;
...que pra se divertir com os amigos você precisa comer hambúrguer...


..enfim, enquanto você acreditar em tudo isso, continuará consumindo muito e ainda com clínicas de estética para tirar a gordura localizada, celulite e estria, com inúmeros cosméticos, academia, plásticas, médicos e fármacos pra você e para os seus filhos. A fórmula perfeita de alimentar o sistema: gastar com comida e depois gastar com tratamento.


É sofrimento constante: te bombardeiam com propagandas maravilhosas de alimentos não nutritivos e calóricos, dando a entender que quem não come aquilo é um otário, ao mesmo tempo em que te mandam ser magérrimo, como se fosse um crime ser o contrário. O círculo é muito bem articulado, nunca se fecha. Resultado: você nunca está feliz, e esta é a intenção. Gente feliz não daria lucro.
Tudo é questão de lucro e de delimitação da hierarquia social. Por que até mais ou menos a década de 50 era bonito ser “gordinha”? Porque a comida por muito tempo foi escassa e cara, e só os ricos tinham condições de se alimentar com abundância. Logo, ser gordo era sinônimo de ser rico. Assim como ser bronzeado era sinônimo de trabalhar na roça, por isso era feio. Ter perna da cor de palmito significava que você era da realeza e não precisava trabalhar embaixo de sol. Ser magro se tornou bonito quando a abundância de comida chegou à maior parte da população e ficou difícil se manter esbelto, e é claro, quando as academias surgiram e começaram a dar lucro. Ser bronzeado se tornou bonito quando a plebe deixou a roça e foi para as fábricas em meados da Revolução Industrial, e a partir de então, só quem ficava bronzeado eram os ricos que tinham dinheiro para o lazer aos finais de semana, e não precisavam ficar trancafiados numa fábrica para ter dinheiro.
E quando será que as pessoas passaram a ter vergonha de comer frutas em público? 


No momento em que a indústria alimentícia começou a lucrar com seus produtos, quando a comida industrializada surgiu e se pode cobrar mais por ela que por comida de verdade. A partir daí as propagandas inverteram o sentido do que significa alimento e convenceram você. Quanto custa 1 dúzia de banana, que te alimenta a semana toda? Menos que um único pote de macarrão instantâneo do pessoal do trem. E a banana não eleva o risco de você ter doenças cardiovasculares e gerar gastos com saúde no futuro, pelo contrário, seu teor de potássio e magnésio previne e mantém a saúde.
É por isso que eu tenho orgulho sim de não ter silicone e mesmo assim usar decote, da mesma forma que me orgulho de tirar minhas frutas, minhas fatias de cenoura e sementes de abóbora da bolsa ao final da tarde no meu trabalho, ou em qualquer outro lugar. Esta é minha forma de manter a saúde, acima de qualquer imagem pré-fabricada que me reduz. Esta é a minha forma de dizer a todos que eu não sou marionete desse sistema perverso, e que o meu bem-estar fica acima de tudo isso.
Pegue a sua carta de alforria também, cuide da sua saúde, ela é seu maior bem, não permita que a tirem.  




domingo, 25 de dezembro de 2011

Um pouco da minha história

“Você trilha seu caminho, e em meio a tantos espinhos, consegue sair com poucos arranhões e ainda estende um manto dourado.”
Aparecida Ruiz

Certa vez, pensei em escrever um livro. Estava em um trem absolutamente cheio, lotado, onde não conseguia mover os pés, os braços, nem precisava me equilibrar para não cair; algo que fazia parte da minha rotina diária de ida e volta para a faculdade. Comecei a refletir sobre essa batalha que já durava 3 anos, grande parte deles vividos em momentos como esse, já que passava 6 horas do meu dia dentro de trem, metrô ou ônibus. Eram 3 horas para ir e 3 para voltar, intercaladas entre 1 ônibus, 2 trens, 2 metrôs e 1 pedaço de 15 minutos a pé, muitas vezes com um livro de aproximadamente 5 kg nas mãos e uma mochila de mesmo peso.
O que me fez refletir foi o fato de ao chegar à faculdade, tudo aquilo se dissipar. Chegava cansada, mas o fato de ter a oportunidade de estar ali era tão maravilhoso, que sempre me tornava alegre e disposta, mais que muitas pessoas que vinham em seus carros zero e acordavam quase 3 horas depois que eu. Era um sonho que se realizava diariamente, algo pelo qual havia lutado por quase 5 anos.
Pensando em tudo isso, veio-me grande vontade de tornar pública a minha realidade, que assim como a de milhões de pessoas como eu, vencia batalhas diárias para alcançar seus ideais. 
Decidi que queria ser nutricionista aos 15 anos, quando li materiais da disciplina de Nutrição do curso de auxiliar de enfermagem que a minha amiga de classe, do 1° ano do ensino médio fazia. Foi amor à primeira vista. Fiquei ludibriada com as ações das vitaminas e minerais no organismo, com o fato de os alimentos serem usados para potencializar a recuperação das pessoas hospitalizadas. Passei a copiar toda a matéria de Nutrição dela, a ler mais sobre o assunto e a colocar o que ia aprendendo em prática na minha alimentação e da minha família. 
Prestei vestibulinho do curso técnico em Nutrição gratuito do centro Paula Souza, e em 1ano e meio me tornei Técnica em Nutrição. Não contarei os caminhos que trilhei para obter ensino de qualidade que me desse embasamento para conseguir aprovação nessa e em outra prova ainda mais importante, mas fato é que quando faltavam poucas semanas para o término do curso técnico, consegui uma bolsa de estudos de 100% na graduação em Nutrição.
Não posso deixar de comentar como foi o dia em que soube que tinha conseguido uma bolsa para a universidade. Estava tão ansiosa, que saí da aula para ir até a biblioteca do curso técnico para acessar a internet e ver o resultado do processo seletivo. Quando li meu nome na lista de aprovados, mal acreditei, tive que fechar o site e abrir tudo novamente para ter certeza. Tive vontade de abraçar a taciturna bibliotecária – única pessoa presente. Quando voltei à sala, não me segurei, vi os olhinhos ansiosos das minhas amigas direcionados para mim quando abri a porta, então no meio da aula, dei um grito: “Passeeei!!”. Formou-se um montinho de meninas na frente da sala me abraçando. Foi lindo! Elas sabiam quanto tudo aquilo era importante pra mim, e até hoje são minhas amigas. Aquela cena ficou muito clara em minha mente, era sua lembrança que amenizava o aperto do trem, o sono e o cansaço. 
Com o passar dos anos, e principalmente agora, com o exercício da atividade profissional, descobri que não haveria como escrever uma parte importante da minha história sem relacionar à ciência da Nutrição. Afinal, foi por ela que fiz todos os sacrifícios e aguentei até o fim sem lamentar-me, e fui capaz de derrubar inúmeros obstáculos, que aos olhos de muitos pareciam intransponíveis. Foi o amor à Nutrição, e à arte de cuidar do outro por meio dela, o que me fez seguir em frente, me superar, realizar sonhos. Realizo um sonho a cada dia quando, por exemplo, após uma palestra alguma mãe se aproxima para comentar: “Começarei hoje mesmo a mudar a saúde da minha família”. Ou simplesmente, quando recebo comentários positivos sobre os vídeos.
Acredito que meu amor pela Nutrição tenha suas origens mais remotas na infância. Da mesma forma que, graças à boa alimentação, tive saúde para alcançar muitas conquistas, quero poder por meio dela, beneficiar outras pessoas. Escolhi a Nutrição, pois quero estar antes da doença chegar.
O livro não saiu, na verdade, até escrevi algumas páginas, e o que acabei de postar é uma delas, mas descobri que tinha mais cara de blog mesmo que de livro. Tem um pouco da minha história, um pouco de Nutrição, alimentação, não há um único foco. Vou compartilhando aqui aos pouquinhos.
Espero que gostem do blog. Ele é meu manto dourado.
Um beijo enorme pra você Cida! Obrigada por tudo!

Por fim, só pra descontrair:




Feliz Natal para todos!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Vídeos sobre Alimentação e Nutrição - A verdade oculta por trás dos rótulos

Já que foi com eles que a idéia do blog surgiu, aí estão os 4 vídeos que elaborei. Todos estão divididos em 2 partes, afim de facilitar a produção. Como eu disse, são bem caseiros, mas acho que mandam o recado.

Surpreendente: Teor de açúcar e gordura em alimentos

Como já comentei, no primeiro vídeo mostro a quantidade de açúcar e gordura de diversos alimentos industrializados.
Você se imaginaria tomando um copo de óleo? É quase o que faz quando consome um pacote de determinado salgadinho.
Você precisa saber!








Por trás dos rótulos: Gelatina é saudável?
Você sabia que a gelatina NÃO é um alimento saudável, que sua quantidade de colágeno é irrisória, e que ela é basicamente uma mistura de açúcar e corantes artificiais? E que mistura semelhante compõe os sucos em pó?
E quanto aos corantes, sabia que muitos utilizados no Brasil já foram proibidos em outros países devido ao seu potencial alergênico e cancerígeno? Saiba quais são eles e em que produtos são encontrados:




Portanto, não se deixe enganar. Mesmo que a propaganda dê a entender que a fruta está dentro do pacote, e que haja frutas decorando a embalagem, os sucos em pó são prejudiciais à saúde se consumidos com a freqüência que vejo serem consumidos hoje, e não se comparam nem de longe aos sucos naturais! Ressalto que quando digo  “naturais”, me refiro aqueles que você faz em casa, utilizando a fruta e controlando a quantidade de açúcar – e só se este for necessário, é claro.


Por trás dos rótulos: Todos os alimentos "integrais" são saudáveis?

Nem todos os produtos rotulados como integrais o são de fato. Saiba como identificar os verdadeiramente integrais, e quais benefícios podem trazer à saúde!
E veja que mesmo consumindo grande quantidade de alimento, você ainda pode ter carência de vitaminas e minerais.









Teor de sal nos alimentos – SURPREENDENTE

Você sabia...
que além do aumento da pressão arterial o alto consumo de sal também está relacionado á diversos outros problemas como osteoporose e até câncer de estômago?...
que estamos ingerindo 5 vezes mais sódio que o homem ingeria no período paleolítico?
E ainda neste vídeo, desfaço mais um mito, mostrando que a sopa instantânea não é um produto saudável, possuindo em apenas1 pacote, mais que o triplo da recomendação de sódio para o dia todo.





Portanto, não se deixe enganar pelos “claims”, aquelas chamadas na embalagem para alguma característica aparentemente benéfica do produto. Baseie-se sempre na tabela de informação nutricional. E fique atento, muitas vezes a tabela apresenta o valor nutricional referente a uma porção pequena do produto, não de toda a quantidade que você vai consumir.

Apresentação

Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. . . Se não houver flores, valeu a sombra das folhas . . . Se não houver folhas, valeu a intenção da semente . . .
(Maurício Francisco Ceoli)


 
Olá! Sou Andréia Moura, nutricionista. Acredito que muitos que por aqui passarem terão me conhecido nos vídeos do Youtube. Vale a pena contar como comecei a postar vídeos.
É engraçado como há pessoas que passam por segundos na vida da gente, de alguma forma mudam o curso dela, e depois nem tomam conhecimento disto. Foi uma dessas pessoas a responsável pelos vídeos.
Assim que me formei, comecei a trabalhar. Fiquei muito feliz com a conquista, mas não me sentia realizada, não era exatamente com o que eu havia sonhado. Não vira a hora de sair da faculdade para expor minhas idéias, fazer acontecer e mudar a vida das pessoas com meu conhecimento, mudar o curso da vida delas também... Queria sentir que a saúde de alguém está melhor porque eu existo.
Até que resolvi “transformar os limões em limonada”! Solicitaram-me uma ação educativa e daí surgiram meus “displays” com as quantidades de sal e gordura de diversos produtos industrializados, que posteriormente se transformaram na pauta do 1° vídeo, e este me trouxe novas possibilidades.  
  Mas inicialmente, não imaginei que teriam uma repercussão tão boa. Nas palestras em que levei, as pessoas ficavam impressionadas, tiravam fotos, questionavam. Estava claro que ninguém desconfiava dos absurdos que as propagandas de alimentos escondem sobre seus produtos. E foi uma das pessoas que participou da palestra e ficou bastante surpresa, que disse que eu devia colocar essas informações na internet, pois mais pessoas precisavam sabê-las.  Então preparei o vídeo, supercaseiro mesmo, com a câmera amadora, áudio próprio da câmera, sem nenhuma produção profissional. Em pouco mais de 6 meses esse vídeo conseguiu 5.000 acessos, o que me deixou extremamente feliz, para um vídeo simples sobre saúde e alimentação. Foi a prova de que as pessoas querem se alimentar com saúde sim, e se preocupam muito com isso, só não sabem como fazê-lo.
Então me senti realizada. Eu mostrara a 5000 pessoas o que de fato elas estavam consumindo. Peguei realmente a causa, alguém precisa fazer alguma coisa. As pessoas têm o direito de saber que aquele refrigerante superfamoso, de propaganda linda, além de ser desprovido de valor nutricional, possui grande quantidade de açúcar e ácido fosfórico, e que seu consumo está associado ao surgimento de câncer! Que aqui no Brasil, são usados corantes alimentícios já proibidos em vários países europeus, dado seu potencial alérgico e cancerígeno. Que aquele suco que a propaganda dá a entender ser indispensável para a saúde do seu filho, e diz que vem da fruta, na verdade é uma mistura de corantes potencialmente alergênicos e açúcar, e que é uma blasfêmia sequer compara-lo ao suco natural!
Muitas pessoas me perguntam: “Mas se é tão prejudicial assim, por que é vendido?”. Pois é, também me faço essa pergunta. É muito triste ver que na sociedade capitalista nada importa mais que o lucro.
Como vocês perceberam, tenho muito a dizer, e os vídeos já não estavam sendo suficientes, então resolvi montar este blog. Aqui você encontrará informações científicas sobre nutrição, alimentação, saúde e qualidade de vida; além de idéias, reflexões e quem sabe até, experiência de vida de uma nutricionista que ama esta ciência chamada “Nutrição”.
Agradeço a anônima senhora que assistiu à minha palestra sobre “Açúcar e gordura nos alimentos”, que me motivou a postar os vídeos, que culminaram nesse espaço onde poderei colocar minhas idéias, sempre pensando na saúde e bem-estar das pessoas.

Quero plantar flores no deserto!

Sejam bem-vindos e sintam-se à vontade, adoro comentários e sugestões, e principalmente, que coloquem em prática as dicas aqui postadas!