sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Apresentação

Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. . . Se não houver flores, valeu a sombra das folhas . . . Se não houver folhas, valeu a intenção da semente . . .
(Maurício Francisco Ceoli)


 
Olá! Sou Andréia Moura, nutricionista. Acredito que muitos que por aqui passarem terão me conhecido nos vídeos do Youtube. Vale a pena contar como comecei a postar vídeos.
É engraçado como há pessoas que passam por segundos na vida da gente, de alguma forma mudam o curso dela, e depois nem tomam conhecimento disto. Foi uma dessas pessoas a responsável pelos vídeos.
Assim que me formei, comecei a trabalhar. Fiquei muito feliz com a conquista, mas não me sentia realizada, não era exatamente com o que eu havia sonhado. Não vira a hora de sair da faculdade para expor minhas idéias, fazer acontecer e mudar a vida das pessoas com meu conhecimento, mudar o curso da vida delas também... Queria sentir que a saúde de alguém está melhor porque eu existo.
Até que resolvi “transformar os limões em limonada”! Solicitaram-me uma ação educativa e daí surgiram meus “displays” com as quantidades de sal e gordura de diversos produtos industrializados, que posteriormente se transformaram na pauta do 1° vídeo, e este me trouxe novas possibilidades.  
  Mas inicialmente, não imaginei que teriam uma repercussão tão boa. Nas palestras em que levei, as pessoas ficavam impressionadas, tiravam fotos, questionavam. Estava claro que ninguém desconfiava dos absurdos que as propagandas de alimentos escondem sobre seus produtos. E foi uma das pessoas que participou da palestra e ficou bastante surpresa, que disse que eu devia colocar essas informações na internet, pois mais pessoas precisavam sabê-las.  Então preparei o vídeo, supercaseiro mesmo, com a câmera amadora, áudio próprio da câmera, sem nenhuma produção profissional. Em pouco mais de 6 meses esse vídeo conseguiu 5.000 acessos, o que me deixou extremamente feliz, para um vídeo simples sobre saúde e alimentação. Foi a prova de que as pessoas querem se alimentar com saúde sim, e se preocupam muito com isso, só não sabem como fazê-lo.
Então me senti realizada. Eu mostrara a 5000 pessoas o que de fato elas estavam consumindo. Peguei realmente a causa, alguém precisa fazer alguma coisa. As pessoas têm o direito de saber que aquele refrigerante superfamoso, de propaganda linda, além de ser desprovido de valor nutricional, possui grande quantidade de açúcar e ácido fosfórico, e que seu consumo está associado ao surgimento de câncer! Que aqui no Brasil, são usados corantes alimentícios já proibidos em vários países europeus, dado seu potencial alérgico e cancerígeno. Que aquele suco que a propaganda dá a entender ser indispensável para a saúde do seu filho, e diz que vem da fruta, na verdade é uma mistura de corantes potencialmente alergênicos e açúcar, e que é uma blasfêmia sequer compara-lo ao suco natural!
Muitas pessoas me perguntam: “Mas se é tão prejudicial assim, por que é vendido?”. Pois é, também me faço essa pergunta. É muito triste ver que na sociedade capitalista nada importa mais que o lucro.
Como vocês perceberam, tenho muito a dizer, e os vídeos já não estavam sendo suficientes, então resolvi montar este blog. Aqui você encontrará informações científicas sobre nutrição, alimentação, saúde e qualidade de vida; além de idéias, reflexões e quem sabe até, experiência de vida de uma nutricionista que ama esta ciência chamada “Nutrição”.
Agradeço a anônima senhora que assistiu à minha palestra sobre “Açúcar e gordura nos alimentos”, que me motivou a postar os vídeos, que culminaram nesse espaço onde poderei colocar minhas idéias, sempre pensando na saúde e bem-estar das pessoas.

Quero plantar flores no deserto!

Sejam bem-vindos e sintam-se à vontade, adoro comentários e sugestões, e principalmente, que coloquem em prática as dicas aqui postadas!


3 comentários:

  1. Ola Andréia, conheci você ha uns dias na madrugada, enquanto mudava os canais e te vi dando uma entrevista para Leda Nagle...no sem censura, Assiti tudo e depois fui ver teus videos no you tube, quero perder 30 kg e venho a duas semanas alimentando meu consumo de fibras,legumes, frutas, cortando gorduras, frituras e bobagens...já me sinto melhor e seu blog é um verdadeiro achado para mim, pois não acredito em milagres, mas em esforço e responsabilidade. Obrigada!!! e parabéns de coração...Sucesso querida! se você fosse de Recife eu iria me consultar com você.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Márcia! Muito agradecida pelo comentário! Fico feliz que eu possa contribuir com você de alguma forma! Porém, não posso deixar de ressaltar que é importante fazer acompanhamento individualizado. Pena mesmo que estamos tão longe, mas com certeza há excelentes nutricionistas no nordeste. E já é um ótimo passo não acreditar em milagres e fazer o que você está fazendo.
    Beijo e boa sorte! Continue se cuidando.

    ResponderExcluir